10 Alimentos que fortalecem a imunidade

A imunidade é um sistema formado por diferentes tipos de barreiras que visam a proteção da saúde do corpo contra agentes invasores como vírus, bactérias e outros microrganismos. Quando essas defesas naturais estão fortalecidas, as chances de reagirem de forma mais eficiente no combate a infecções, é bem maior. É por isso que existem tantas variações de reações diante de uma mesma infecção, podendo ocorrer sem provocar sintomas, os conhecidos assintomáticos, provocar apenas sintomas leves ou dependendo do agente invasor associado a uma baixa imunidade, até mesmo levar a morte. O grupo de idosos por exemplo, e pessoas com doenças imunodepressoras, sempre fazem parte de um grupo de risco quando o assunto é infecção, tendo em vista à baixa imunidade desses indivíduos.

E você sabe como pode ajudar o seu sistema imunológico a ficar mais forte? Vários hábitos diários podem contribuir para esse fortalecimento, tendo em vista que no corpo humano, tudo é interligado. Portanto, procure manter uma vida saudável de um modo geral, pratique atividades físicas, durma bem, separe quinze minutos ao dia para se expor ao sol, cuide da sua saúde mental e emocional (sim, ela também interfere, e muito, na saúde), e claro, valorize sempre uma alimentação rica em nutrientes e que ajude todo o organismo a funcionar de forma melhor. A alimentação é uma aliada tão importante para o aumento da imunidade, que separamos neste artigo, 10 alimentos que se destacam por suas propriedades benéficas. Confira!

 1. Própolis

O própolis é uma substância naturalmente produzida pelas abelhas a partir da seiva das árvores, que é combinada com a cera e a saliva das abelhas, resultando em um produto marrom pegajoso que serve como revestimento e proteção da colmeia.

O própolis possui propriedades  de :

 * Acelerar a cicatrização de feridas

 * Aliviar processos inflamatórios

 * Ajudar a tratar a herpes

 * Curar aftas e gengivites

 * Prevenir contra o câncer

 Proteger contra a Helicobacter pylori

A forma de apresentação mais comum do própolis é o "extrato de própolis" que pode ser ingerido, mas também existem outros produtos que utilizam este ingrediente como cremes, pomadas, cápsulas, comprimidos e até cosméticos.

2. Cúrcuma

A Cúrcuma ou Açafrão-da-terra é um tempero indiano rico em curcumina, substância benéfica para vários órgãos, e se destaca por suas ações anti-inflamatórias, antioxidantes, antibacterianas e antivirais, com excelente atividade moduladora da imunidade. Estudos também evidenciam a sua propriedade antitumoral.

3. Linhaça

Semente rica em ômega 3 e compostos bioativos, que ajudam a reforçar as defesas do organismo contra infecções. Pode ser acrescentada em diferentes pratos, mas é aconselhável que as sementes passem por aquecimento antes do consumo para melhor digestão e aproveitamento de seus nutrientes benéficos.

4. Mel

O mel puro de abelhas além de ser delicioso, e uma excelente substituição ao açúcar comum, ainda é fonte de vitaminas, minerais, e diversos compostos bioativos como a quercetina e miricetina, substâncias responsáveis por suas propriedades estimulantes do sistema imunológico. Apesar de seus benefícios e de ser muito importante para uma dieta alimentar saudável, ele é calórico, devendo ser consumido com moderação (em média uma colher de sopa ao dia).

Mel Biolong em três tamanhos, para toda a família, você encontra aqui na Anagallis. Acesse: https://www.farmaciaanagallis.com.br/mel-e-adocantes

5. Aveia

Excelente fonte de proteínas de qualidade e nutrientes. Além de ser muito benéfica para o funcionamento do intestino, ainda contém glucana beta, que ajuda a estimular a imunidade, e avenantramida, com importantes atividades antioxidantes e anti-inflamatórias.

 6. Limão

Possui alta concentração de nutrientes, como vitaminas A, C e E, vitaminas do complexo B e minerais. Contém compostos saudáveis como a hesperidina e a diosmina, com ação reguladora da imunidade. Especialistas apontam que boa parte de seus benefícios estão na casca, a qual pode ser consumida in natura, ralada sobre as refeições, por exemplo. Outras frutas cítricas também são muito benéficas para a saúde e são fontes de vitamina C, como a acerola, o morango e a laranja.

 7. Alho

Alimento muito utilizado para dar sabor aos pratos, o alho é rico em uma substância chamada alicina, responsável por suas propriedades benéficas. Possui poderosa ação antiviral, anti-inflamatória e antibiótica. Só é importante reforçar que, normalmente ele é utilizado de forma incorreta, sendo submetido ao aquecimento que degrada seu principal ativo benéfico. Para que isso não ocorra, consuma-o picado e cru, sem refogar, fritar ou aquecer de qualquer maneira.

Consumir alho na alimentação é difícil para você? Conheça o nosso composto em cápsulas com Própolis, Alho e cebola: https://www.farmaciaanagallis.com.br/composto-propolis-alho-e-acerola-60-capsulas

 8. Vegetais com coloração verde escura

O brócolis por exemplo, e outros vegetais dessa classe, além de permitirem muitas preparações saborosas, ainda são ricos em ácido fólico, um nutriente que contribui para o aumento da produção de células que atuam na destruição de agentes invasores, chamadas glóbulos brancos.

9. Gengibre

Muito aromático, rico em vitaminas e compostos que favorecem a melhora da imunidade, e auxiliam no tratamento de gripes e resfriados, com protagonismo para a presença do gingerol. Ele possui efeito termogênico natural e acelera o metabolismo, não sendo recomendado para pessoas hipertensas.

10. Ômega 3

Assim como a linhaça, já destacada anteriormente, os alimentos ricos em ácidos graxos ômega 3 devem estar presentes no dia a dia, tendo em vista que o nutriente não é produzido naturalmente pelo organismo, devendo ser obtido através da alimentação ou suplementação, já que é essencial para o bom funcionamento de vários órgãos e sistemas, incluindo as funções de defesa do corpo. Azeite extra virgem, peixes como salmão e sardinha, e sementes de chia, são ótimos exemplos.

Seu suplemento de Ômega 3 está aqui. Saiba mais: https://www.farmaciaanagallis.com.br/omega-3-1000mg-bilong-120-capsulas

 

Fontes Consultadas

Revista Abrale Online | Artigo Melhorar a Imunidade em Tempos de Coronavírus.

 

 

 

 

 

Deixe seu comentário.