6 Calmantes naturais para ansiedade

calmante natural para ansiedade

Calmantes naturais são ótimas alternativas para a redução e controle dos estados de agitação, ansiedade, estresse, tensão e irritabilidade, os quais fazem parte da rotina diária de muitas pessoas - a ansiedade excessiva é um problema que afeta pessoas no mundo todo, e de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), no Brasil os números são ainda mais alarmantes, afetando em média 18,6 milhões de pessoas. O Brasil também está entre os países mais estressados do mundo, de acordo com uma pesquisa realizada pela ISMA-BR (Associação Internacional de Gerenciamento de Estresse no Brasil), divulgada pela Folha de São Paulo no início deste ano.

Há ainda, pesquisas que apontam um aumento considerável dos casos de ansiedade, estresse e da depressão durante a pandemia da Covid-19.

A ansiedade e o estresse

Em linhas gerais, o estresse é uma resposta do organismo frente a uma situação inesperada ou desafiadora. A ansiedade também é uma reação do corpo, e se volta mais às incertezas e medos relacionados ao futuro, revelando-se em uma preocupação acentuada. Esses estados podem ser considerados sobrepostos, ou seja, normalmente ocorrem juntos, provocam sintomas físicos, prejudicam a qualidade do sono e quando se apresentam de forma disfuncional nas mais diferentes situações do dia a dia, precisam de tratamento adequado e estratégias de enfrentamento.

Normalmente é indicado aliar a medicação com psicoterapia, tendo em vista que o processo de autoconhecimento pode ser valioso para o tratamento, não somente da ansiedade, mas de outras questões que possam estar interferindo na sua saúde mental.

Os medicamentos calmantes são indicados para a redução desses estados de tensão e agitação, e são chamados de ansiolíticos, podendo ser sintéticos ou naturais.

Conheça 6 calmantes naturais para ansiedade

Os calmantes, ansiolíticos ou extratos fitoterápicos adequadamente regulamentados são seguros, e como é necessário a todo medicamento, passam por diversas pesquisas e comprovações de eficácia. Além disso, esses medicamentos apresentam efeitos colaterais muito reduzidos em comparação aos sintéticos, o que favorece a adesão ao tratamento. Confira alguns extratos considerados como melhores calmantes naturais:

Aproveite para acessar o nosso setor de fórmulas que ajudam na redução do Estresse e da Ansiedade.

Calmante natural 1 - Passiflora (Passiflora incarnata)

A Passiflora é muito requisitada quando o assunto é aumentar a calma. Extraída das folhas e ramos do maracujá, ela é indicada na redução da ansiedade (ação ansiolítica natural) e da tensão nervosa, com propriedades sedativas e adjuvantes nos casos de insônia. Estudos demonstram que o extrato de Passiflora possui ação ansiolítica sobre o sistema nervoso central, contribuindo para a redução dos estados de agitação e aumento do relaxamento, o que reflete na melhora da qualidade do descanso noturno, sendo indicada nos casos de distúrbios do sono. Também pode ser aliada nos casos de perturbações relacionadas à menopausa e no alívio de nevralgias.

Calmante natural 2 -  Melissa (Melissa officinalis)

Extraída da erva cidreira, rica em linalol e terpineol, elementos que auxiliam na modulação das desordens emocionais nervosas como a tensão, o estresse e a ansiedade, contribuindo para os estados de relaxamento, melhorando a qualidade do sono e reduzindo a compulsão alimentar associada à ansiedade.

Calmante natural 3 - Mulungu (Erythrina vellutina Willd.)

Possui propriedades tranquilizantes naturais que favorecem a calma e o controle emocional. Pesquisas apontam que o extrato também pode auxiliar nos casos de depressão.

Calmante natural 4 - Valeriana (Valeriana officinalis)

Planta rica em ácido valerênico e valeranona. Atua sobre o sistema nervoso central, promove ação sedativa suave, controla a tensão nervosa, a ansiedade e melhora o sono.

Calmante natural 5 - Magnólia (Magnolia officinalis.)

Possui ação ansiolítica natural, antiestresse, antioxidante e neuroprotetora, podendo ajudar também a limitar a progressão da doença de Alzheimer, além de ser adjuvante na sua prevenção.

Aproveite para conhecer a Passiflora Composta da Anagallis, formulada com a associação de Passiflora, Mulungu, Crataegus e Melissa.

Calmante natural 6 - Crataegus (Crataegus oxyacantha L.)

Atua sobre o sistema nervoso central com efeito sedativo, provocando a diminuição do tônus simpático, contribuindo para a redução da ansiedade e do nervosismo, além de melhorar a qualidade do sono.

Apesar de serem alternativas naturais, iniciar o uso de um medicamento sempre requer cuidados – é importante consultar um profissional de saúde habilitado para verificar a necessidade do uso do medicamento, e escolher uma farmácia de confiança para a manipulação do produto. Na hora da compra, especialistas alertam sobre a importância de se conferir no rótulo do produto o número de registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o que comprova a sua eficácia, qualidade e segurança.

Manipule a sua receita com a Anagallis.

 

Fontes consultadas: Veja Saúde | Folha de São Paulo – São Paulo Agora | Portal Viva Bem (uol).

Deixe seu comentário.