6 dicas para cuidar da pele no inverno

dicas para cuidar da pele no inverno

Cuidar da pele deve ser um hábito constante e diário, mas cada estação traz consigo algumas particularidades que exigem maior atenção. No caso do inverno, o tempo seco decorrente da baixa umidade do ar, faz com que as glândulas produzam menos secreções, o que naturalmente diminui a hidratação da pele, favorecendo o ressecamento. Além disso, tomar banhos muito quentes com frequência pode alterar a composição do manto hidrolipídico de proteção, já fragilizado pela diminuição da umidade, e prejudicar ainda mais a saúde cutânea. Mas como toda estação, o inverno também traz vantagens, possibilitando o tratamento das manchas, da acne, das ruguinhas, entre outros, já que os raio solares se mostram mais enfraquecidos, conforme veremos adiante.

Confira as dicas especiais de skincare que listamos para você neste artigo!

Como reforçar a hidratação

Na verdade, não há nenhum mistério aqui. A hidratação é importante o ano todo, a única diferença é que no inverno ela ganha ainda mais protagonismo, já que é uma das melhores maneiras de manter a saúde da pele e prevenir o ressecamento. Invista em formulações para o corpo com maior poder de hidratação que o normal, e procure aplicar logo após o banho para uma melhor absorção. Para o rosto prefira as loções em sérum ou gel (oil free), com ácido hialurônico e vitamina C, por exemplo, e aplique de manhã e à noite como de costume.

A hidratação de dentro para fora também é fundamental. Não espere sentir sede! Beba em média dois litros de água ao longo do dia, ou mais.

Atenção para cada parte do corpo

O rosto fica mais exposto e visível, e algumas pessoas têm o costume de se dedicar apenas a ele, esquecendo de cuidar de algumas partes específicas, como as mãos, os pés, e também regiões de dobra, como os joelhos e cotovelos. Certifique-se de hidratar bem o corpo inteiro para prevenir o ressecamento. Ah, e claro, use um hidratante específico para os lábios, já que essas áreas tendem a sofrer com a desidratação e até mesmo rachaduras.

Conheça a nossa linha de hidratantes: https://www.farmaciaanagallis.com.br/search?q=hidratante&x=0&y=0

Banho e limpeza da pele facial

Evite banhos muito quentes, prolongados, e não utilize espojas para esfregar a pele. Use apenas o próprio sabonete com composição hidratante, e passe suavemente, sem ficar ensaboando demais, já que todos esses costumes prejudicam a integridade da proteção natural cutânea.

No caso do rosto, lave com o seu sabonete facial específico de uso diário, de manhã e à noite, e siga com os outros passos da rotina de cuidados.

Proteção solar!

Não é porque os raios solares estão mais amenos, que você pode deixar o filtro de proteção de lado. Continue com esse hábito também no inverno, mesmo em dias nublados, e até mesmo se for ficar somente dentro de casa ou no escritório. Lembre-se que a luz artificial também pode provocar alterações indesejadas na pele. O filtro solar deve ser escolhido de acordo com o seu tipo de pele, e preferencialmente de amplo espectro contra os raios UVA e UVB. Aplique e reaplique durante o dia, de acordo com as indicações do próprio produto.

Alimentação X pele

Assim como beber água é fundamental para a hidratação de dentro para fora, a forma com que você nutre o seu corpo também tem ligação com a saúde e beleza da pele. Mantenha uma alimentação balanceada, rica em alimentos altamente nutritivos como frutas, legumes, verduras e hortaliças. Os alimentos ricos em propriedades antioxidantes são uma grande pedida, já que ajudam na neutralização de radicais livres e reduzem o estresse oxidativo que provoca danos às células – frutas vermelhas, acerola, limão, são algumas opções ricas em vitamina C e ação antioxidante. Castanha-do-pará e outras castanhas também são excelentes para a pele, por serem ricas em vitamina E.

Você já ouviu falar no suplemento antioxidante de Resveratrol? Saiba mais: https://www.farmaciaanagallis.com.br/resveratrol-20mg-30-capsulas

Que tal aproveitar para cuidar das manchas?

Não somente cuidar das manchas, mas qualquer procedimento que tenha como contraindicação a exposição ao sol, é bem-vindo no inverno. Isso porque além dos raios solares estarem enfraquecidos, conforme já comentamos, normalmente ficamos mais tempo dentro de casa e realizados menos atividades externas, ao contrário do verão.

No caso das manchas de melasma, por exemplo, o sol é um grande estimulador da hiperpigmentação, sendo o inverno o momento ideal para controlá-lo.

Especialistas apontam que esse período é ideal também para a realização de peelings (até mesmo os mais fortes), lasers em geral, e procedimentos estéticos injetáveis. Todos eles terão um efeito mais satisfatório durante o inverno.

Adotando esses cuidados, além de prevenir o ressecamento da pele, alergias e irritações, você ainda verá ótimos efeitos a longo prazo, retardando a formação de rugas e outros sinais.

Aproveite para conhecer o Composto Clareador da Anagallis: https://www.farmaciaanagallis.com.br/clareador-oral-30-capsulas

 

Fontes

Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

 
Deixe seu comentário.
Comentários
23/10/2021 04:37
555