O chá de hibisco ajuda a perder peso, mas, devido às suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, a bebida é indicada também para aquelas pessoas que não abrem mão do bem-estar e de qualidade de vida.
O chá de hibisco não contém calorias e pode ser servido quente ou gelado. Confira, a seguir, para que serve o chá de hibisco, seus benefícios e muito mais!
Benefícios:
- Diminui a pressão arterial;
- Ajuda a perder peso;
- Controla o colesterol;
- Melhora a saúde do fígado;
- Evita a retenção de líquido;
- Previne envelhecimento precoce;
- Afasta o risco de câncer;
Riscos e contraindicações:
O chá de hibisco reduz os níveis de estrogênio no organismo, por isso, não é indicado para pessoas que fazem terapia de reposição hormonal (TRH) ou tomam pílulas anticoncepcionais. Além disso, ele também altera a fertilidade, pois inibe a ovulação temporariamente. Não é recomendado o uso durante a gestação ou para lactantes, uma vez que há alteração no equilíbrio hormonal e o chá de hibisco atua sobre a musculatura do útero, podendo levar a um aborto e há também o risco de mutações genéticas.
Deve-se evitar o consumo do chá de hibisco durante à noite, para que não ocorra queda na qualidade do sono. Por ter ação diurética, o chá de hibisco causa eliminação contínua de potássio e outros eletrólitos, não se tornando recomendável para pessoas com doenças cardíacas grave, que necessitam de níveis adequados desse mineral. O consumo excessivo de chá causa efeitos indesejáveis como dor de cabeça, náuseas, hipotensão, câimbras e problemas relacionados ao fígado.
Assim como acontece com outros chás de ervas, o de hibisco pode interferir na eficácia de alguns medicamentos, principalmente anti-hipertensivos e o paracetamol. Sendo assim, antes de consumir o chá de hibisco, é importante consultar um médico.
Sugestão de uso:
A recomendação dos especialistas é consumir de uma a duas xícaras de 200 ml de chá de hibisco por dia. A melhor forma de preparo é a infusão. Coloque uma colher de sopa da planta seca em 1 litro de água quente e deixe repousar entre 5 a 10 minutos e depois coe. Mantenha, de preferência, em um recipiente de vidro ou cerâmica. Se preferir gelado, conserve na geladeira por no máximo 6h. Porém, o ideal é sempre tomar logo após o preparo, para não perder suas propriedades. O chá de hibisco não deve ser adoçado com açúcar ou com adoçantes artificiais.