Chlorella: para que serve e como usar

A Chlorella ou Clorela, de nome científico Chlorella vulgaris, é uma alga verde unicelular e encontrada em até 30 espécies diferentes. É muito valorizada devido ao seu alto teor nutricional, atuando de forma complementar a uma alimentação balanceada.

Os nutrientes da Chlorella

Estudos apontam que a Chlorella contém nutrientes e compostos bioativos, como vitaminas do complexo B (principalmente B12) e outras vitaminas, fibras, proteínas, ferro, iodo, gorduras boas, carboidratos complexos, clorofila e FCC, um fator de crescimento exclusivo dessa microalga, que acelera o processo de regeneração e cicatrização de tecidos lesionados. Por conter clorofila, a Chlorella é capaz de atuar na detoxificação do organismo, estimulando a eliminação de várias substâncias potencialmente prejudiciais.

Para que serve?

Conhecendo o alto teor nutritivo da Chlorella, fica claro que ela pode ser uma ótima aliada na manutenção da saúde de um modo geral, já que fornece nutrientes importantes e que nem sempre são consumidos em quantidades adequadas somente através da alimentação. Assim, a Chlorella serve como um suplemento alimentar praticamente para qualquer pessoa, especialmente para as que são adeptas do estilo de vida vegano ou das dietas vegetarianas, dada sua alta concentração de aminoácidos essenciais. Confira os principais benefícios da suplementação: possui ação antioxidante, ajudando a proteger o organismo contra os radicais livres; detoxifica o corpo, ajudando na eliminação de metais pesados e prevenindo o desenvolvimento de doenças; ajuda no controle do colesterol LDL e da glicose; regula a pressão arterial; favorece o ganho de massa magra; melhora o funcionamento intestinal; beneficia o sistema imunológico, além de ser aliada das dietas de emagrecimento e também da longevidade.

Saiba mais sobre o suplemento de Chlorella da Anagallis: https://www.farmaciaanagallis.com.br/chlorella-500mg-90-capsulas

Afinal, a Chlorella emagrece?

Quando dentro de um estilo de vida mais saudável, podemos afirmar que a Chlorella serve como uma aliada natural do processo de emagrecimento. Isso é possível graças ao seu alto teor de fibras, ideal para aumentar a sensação de saciedade, reduzir a ingestão calórica e tornar menos difícil a tarefa de manter o controle alimentar. Além disso, sabemos que vários fatores levam à geração de toxinas no organismo, e que elas são capazes de dificultar o processo de redução de peso – é por isso que a detoxificação da Chlorella também é muito valorizada nesse contexto, estimulando a eliminação de impurezas e auxiliando inclusive no alívio do inchaço.

É importante não confundir a Chlorella como uma alternativa para reduzir a gordura corporal, mas sim, como um apoio às estratégias que visam o emagrecimento.

Como consumir

Quando o objetivo é utilizá-la como auxiliar do processo de emagrecimento, seu consumo é recomendado em cápsulas, juntamente com a refeição. Há ainda a possibilidade de consumo do suplemento em (batido com água ou suco natural) ou em comprimidos. Para saber qual é a melhor maneira de consumo em cada caso, é importante contar com a orientação de um profissional de saúde habilitado.

Durante o consumo, podem ocorrer alterações na coloração das fezes, sem causar nenhum prejuízo à saúde. Apenas quando consumida em excesso, a Chlorella pode causar efeitos colaterais como náuseas, diarreia e erupções na pele. Por isso, é fundamental seguir corretamente as orientações e quantidades de consumo.

Crianças, mulheres grávidas ou que estão em período de aleitamento, e pessoas que sofram com imunodepressão devem consultar um nutricionista antes de iniciar a suplementação. 

 

Fontes consultadas: Minha Vida | Revista Vogue | Mundo Boa Forma | Tua Saúde.

Deixe seu comentário.
Comentários
28/04/2021 11:36
Adorei este conteúdo!