Como fazer a barba crescer?

Como fazer a barba crescer

Uma barba de “respeito” é constantemente buscada pela maioria dos homens. Alguns preferem deixar os pelos mais curtos, outros querem mais volume, mas em uma coisa todos concordam – as falhas são grandes inimigas desse visual, incomodando bastante esteticamente e podendo interferir até mesmo na autoestima. Mas porque essas falhas ocorrem?

Barba falhada

Especialistas indicam que as falhas na região da barba costumam ter causas multifatoriais, mas com forte influência genética. Assim como os pelos do corpo todo e também cabelos, as características como cor e espessura, são determinadas geneticamente. Fatores ambientais também entram na lista, como higiene e limpeza do local, modo de aparar, estresse constante e os hábitos alimentares. Além dessas influências, o organismo também pode apresentar algum problema mais pontual, como a Alopecia areata, caracterizada pela perda de cabelos e pelos em diferentes partes do corpo, como na barba, sobrancelhas e cílios.

A boa notícia é que é possível sim amenizar essas falhas, conseguindo uma barba mais preenchida e uniforme. É indicado consultar um dermatologista para verificar se há alterações nutricionais, hormonais, foliculite (que dificulta o nascimento dos pelos), enfim, entender exatamente o que ocorre no seu caso específico. De qualquer forma, existem alguns hábitos que são indispensáveis para a barba crescer, reduzir e prevenir as temidas falhas, e é sobre eles que vamos falar neste artigo! Confira!

1 – Higiene e limpeza

Lavar a barba e mantê-la sempre limpa é fundamental para que se mantenha saudável. Use um shampoo ou produto de higienização apropriado para aplicação no rosto, e nunca pule esta etapa. Ao longo do dia ficamos expostos à poluição e agressores, e esse cuidado diário é indispensável para garantir a eliminação de impurezas dos poros e folículos, colaborando também para que os pelos cresçam.

Esfoliar a barba uma ou duas vezes por semana também é indicado, ajudando a eliminar as células mortas e deixando os folículos mais “livres”.

2 – Evite o ressecamento

Atualmente existem diversos produtos específicos para a aplicação na barba, e um deles é o balm hidratante. Após a lavagem é interessante aplicá-lo, evitando que a pele e os fios fiquem ressecados. Como sempre, a hidratação nunca falha! Caso o seu produto de higienização já tenha componentes condicionantes, você provavelmente possa pular essa etapa.

3 – Não apare demais

Alguns homens têm o costume de aparar a barba frequentemente, pois já “ouviram falar” que faz crescer mais rápido. Na verdade, se você busca deixar a barba crescer, o ideal é que esse procedimento ocorra de forma um pouco mais espaçada, para que dê tempo do fio se estruturar. Como os tipos de pelos variam muito de pessoa para pessoa, esse intervalo também varia e pode ser indicado com maior precisão pelo profissional da barbearia que você frequenta! Dependendo do seu tipo, esse intervalo pode ser até de um mês.

Mesmo que ela esteja crescendo com algumas falhas, não pule o intervalo recomendado, ok?!

Para aparar, os aparelhos elétricos são mais indicados, já que permitem a regulação da altura que você deseja, servem também para desenhar e normalmente não provocam irritações como as lâminas.

4 – De dentro para fora

Assim como a pele, cabelos e unhas refletem o estado da nossa saúde, não é diferente com a barba. Mantenha uma alimentação balanceada e nutritiva, e claro, beba água, em média 2 litros ao dia, ou mais. Pesquisas apontam que os alimentos ricos em vitaminas do complexo B são super aliados do crescimento da barba – banana, abacate, castanha-do-pará e salmão são alguns exemplos.

5 – Fuja do estresse e durma bem

O estresse excessivo provoca alterações no corpo todo, incluindo o crescimento dos cabelos e pelos, já que ele aumenta a inflamação do corpo e dificulta a circulação sanguínea. Busque estratégias para manter o equilíbrio emocional. Garantir boas noites de sono também é indispensável para melhorar o humor e para o crescimento da barba – isso porque enquanto dormimos as células são reparadas e o funcionamento dos folículos são estimulados.

Precisa de um auxílio para dormir melhor? Confira a nossa seleção: https://www.farmaciaanagallis.com.br/qualidade-do-sono

6 – Uma ajuda de ouro

Além da mudança de hábitos, você pode contra com aliados que vão auxiliar (e muito!) no crescimento da barba. O ativo Minoxidil, por exemplo, é o mais famoso entre os homens para essa finalidade. Trata-se de um agente com ação vasodilatadora, que ativa a circulação da região de aplicação, ajuda a revitalizar os folículos e prolonga a fase de crescimento dos fios.

Outro aliado é o óleo de eucalipto. Massagens regulares na região da barba com esse óleo, podem contribuir para a melhora da circulação, ajudando ainda a prevenir irritações nos folículos, por apresentar propriedades bacterianas e fungicidas.

Saiba mais sobre a loção Minoxidil: https://www.farmaciaanagallis.com.br/espuma-de-minoxidil-5-sem-enxague-100ml

 

Fontes consultadas

DermaClub

Tua Saúde.

 
Deixe seu comentário.