Cuidados com a pele no verão - confira 5 dicas indispensáveis

A energia do sol é incrível, mas sabemos que é preciso cautela! Os cuidados com a pele devem ser redobrados, já que a radiação (mais intensa durante o verão), pode provocar queimaduras, manchas, fotoenvelhecimento e até mesmo câncer de pele. Além disso, durante o verão aumentam as chances de micoses. Montamos uma lista indispensável para você cuidar melhor da sua cútis durante essa estação mais quente do ano. Confira a seguir!

#Dica1 – Filtro solar sempre!

Claro que temos que começar por ele. O filtro solar é indispensável o ano todo, quem dirá no verão! É fundamental escolher um produto com FPS de no mínimo 30, e que também conte com PPD, que protege contra os raios UVA. Caso sua pele seja mais sensível, ou muito clara, escolha fatores mais elevados. Os pigmentos também são bem-vindos, já que ajudam na proteção contra a luz artificial, além de ajudarem a disfarçar as imperfeições. Verifique ainda se o produto é à prova d´água e adequado para o seu tipo de pele. Aplique de acordo com as orientações do fabricante, e reaplique em média a cada 2 horas, ou logo após se molhar.

Mas e se o dia estiver nublado? Aplique o protetor normalmente. Isso porque 80% dos raios atravessam as nuvens e conseguem atingir a pele, provocando alterações.

Em alguns casos também é recomendada a fotoproteção oral, a qual reforça a ação tópica do filtro solar.

Conheça o suplemento de Licopeno em cápsulas, com ação antioxidante: https://www.farmaciaanagallis.com.br/licopeno-10mg-30-capsulas

#Dica2 – Pele sequinha e limpa

Com o calor é natural suarmos mais, e nas regiões abafadas do corpo como virilhas, axilas e entre os dedos dos pés, os microrganismos podem se proliferar com mais facilidade, provocando micoses, frieiras e outros problemas de pele. Para prevenir, o mais indicado é manter a higiene, tomando dois banhos ao dia, ou mais, de acordo com a temperatura e seu estilo de vida. Após o banho, dedique atenção especial aos “cantinhos” do corpo, secando bem.

Depois de entrar na água do mar ou piscina, não fique muito tempo com a roupa úmida em contato com o corpo.

#Dica3 – Hidratação é fundamental

Como perdemos mais água através do suor, ela precisa ser reposta. Beba em média dois litros de água potável ao dia, e complemente com chás naturais e água de coco. Modere o consumo de bebidas alcoólicas, já que elas contribuem para a desidratação e trazem outros prejuízos à saúde. Além dos cuidados de dentro para fora, aposte em bons hidratantes para a pele facial e corporal. Ah, e claro, mantenha a sua rotina de skincare, evitando produtos que possam irritar e descamar a pele, e preferindo formulações que reforcem a proteção contra a radiação solar, como os séruns de vitamina C.

Aproveite o nosso Hidratante Corporal com Chá Verde, para todos os tipos de pele: https://www.farmaciaanagallis.com.br/locao-hidratante-corporal-cha-verde-200ml

#Dica4 – cuidados com tratamentos de pele e depilação

Tratamentos que visam renovar a pele e podem deixá-la mais frágil, como peelings e procedimentos a laser, devem ser deixados de lado durante o verão, ok?! Para isso, prefira aguardar as estações em que o sol está menos intenso, principalmente no outono e inverno. Já a depilação, pode ser feita, porém evite realizá-la perto de um dia de praia ou piscina. Procure fazer a depilação com três ou até quatro dias de antecedência, se possível. Caso você faça depilação a laser, os cuidados precisam ser redobrados e os períodos antes e depois do procedimento, respeitados com rigor.

#Dica5 – Abuse dos acessórios de proteção

Além do uso de um bom filtro solar, os acessórios podem ser grandes aliados, como um chapéu, um boné, óculos escuros e até mesmo roupas com tecidos especiais, que contam com proteção extra. Mesmo com todos esses itens, não é recomendável a exposição direta ao sol, e de forma prolongada, principalmente entre as 10h e 16 horas. Por isso o guarda-sol também é um item indispensável para um dia de praia, piscina ou churrasco ao ar livre.

Os danos que o sol provoca em nossa pele são cumulativos, e todos os cuidados são válidos para a redução de possíveis alterações. Que tal começar a praticar essas dicas agora?

 

Fontes consultadas: Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) | Oswaldo Cruz Hospital Alemão

Deixe seu comentário.
Comentários
23/10/2021 04:35
555