Dicas para manter a saúde mental durante a pandemia

A saúde mental reflete no equilíbrio do corpo todo, além de ser fundamental para que possamos nos manter positivos diante das mudanças repentinas, incertezas e receios trazidos pelo período de pandemia da Covid-19. A saúde mental tem sido colocada em foco, já que diante de tantos desafios, as pessoas podem ficar mais ansiosas, preocupadas, tristes, angustiadas e depressivas. São muitas adaptações, principalmente em relação a um novo jeito de viver e novos costumes.

Diante desse cenário, tão importante quanto aderir às recomendações de distanciamento, higiene e prevenção, é buscar estratégias que visam a manutenção e a melhora da saúde mental. Confira as dicas que separamos para auxiliar você, neste artigo!

Aproveite os benefícios da tecnologia

Em um momento no qual uma das principais recomendações está relacionada ao distanciamento social, as redes e os aplicativos de comunicação são ótimas alternativas para bater um papo com a família, e dar risada com os amigos. Principalmente se você mora sozinho ou sozinha, essas são opções para que você se mantenha “próximo” das pessoas queridas.

Ocupe o tempo de forma produtiva

Muitas pessoas estão trabalhando e se adaptando ao home office, buscando estratégias para serem mais produtivas. Já outras, estão em casa sem uma função laboral específica. Seja qual for a sua situação, o mais importante é garantir que o tempo seja ocupado com atividades que sejam relevantes para você, e também possam contribuir para o seu crescimento de alguma forma. Evite entregar-se à ociosidade, a qual é uma verdadeira inimiga da saúde mental – aproveite para participar de um grupo de estudos remoto ou faça um curso online, por exemplo.

Pratique exercícios físicos adaptados

Nunca é demais reforçar o quanto a prática de atividades físicas faz diferença na saúde do corpo e da mente. Ao se exercitar, o organismo libera naturalmente serotonina e dopamina, dois hormônios associados à sensação de bem-estar. Atualmente existem muitas opções online, exercícios adaptados com o peso do próprio corpo, e treinos animados que deixam o baixo astral bem longe! Você pode procurar primeiramente auxílio profissional, para saber qual modalidade está de acordo com o seu condicionamento físico, e começar a praticar!

Tenha momentos de prazer e cuide-se

Como vimos, é importante que você reserve um tempo para atividades produtivas, mas os momentos exclusivamente seus, são essenciais para a manutenção da saúde mental. O que você mais gosta de fazer? Cozinhar, ouvir música, ler, meditar, cuidar da pele, dos cabelos, das unhas. Que tal um spa day? Seria ótimo para a autoestima. Enfim, solte a criatividade e reserve um tempo para “se agradar” e se reconectar com você.

Evite o excesso de informações

Ao mesmo tempo que a tecnologia nos aproxima das pessoas que estão longe, ela também pode proporcionar uma enxurrada de informações e notícias. É importante estar a par dos acontecimentos, mas não a todo minuto. Informações demais podem aumentar a ansiedade, a preocupação e o estresse. Controle melhor a quantidade de notícias diárias que você tem acesso, tome cuidado com as fake News que rolam nos aplicativos de comunicação, e nas redes sociais, aproveite para seguir páginas que são especialistas em boas notícias, assim você sempre verá algo positivo que aconteceu no dia.

Cuide da sua alimentação

A alimentação também é um tópico fundamental para a manutenção da saúde de um modo geral. Mesmo estando mais tempo em casa, evite ficar beliscando o tempo todo. Tenha horários para as refeições, faça pratos coloridos, priorizando os alimentos naturais, e evite ao máximo, descontar as tensões na comida, em busca de alívio e prazer imediato. Tente manter uma alimentação equilibrada, a maior parte do tempo.

Busque estratégias para melhorar o sono

Ter uma noite de sono reparadora é fundamental para o equilíbrio metabólico, e para a modulação do humor. Consuma alimentos leves no jantar, desligue os aparelhos e as luzes, consuma chás relaxantes e invista no seu quarto – um colchão de qualidade, um travesseiro adequado, etc.

A Pinetonina também pode fazer parte das suas estratégias para favorecer o sono. Saiba mais: https://www.farmaciaanagallis.com.br/pinetonina-30-20ml

Aproveite mais tempo com as pessoas que moram com você

Dar atenção e criar um vínculo maior com as pessoas que moram com você, é muito importante, e pode auxiliar no aumento da saúde mental. Compartilhem ideias, medos, receios, deem risadas, e procurem sempre uma convivência harmoniosa, mantendo ao mesmo tempo, o espaço de cada um. Se tiver filhos, busque atividades que podem ser divertidas e educativas ao mesmo tempo.

Apesar de todas as situações inesperadas e difíceis, sempre é possível extrair experiências. Mudar a perspectiva também envolve refletir e buscar entender o que todas essas mudanças podem trazer de aprendizado para sua vida. Vai passar! Mas lembre-se, se tudo isso estiver muito difícil para você, não hesite em procurar ajuda de um profissional em saúde mental, mesmo online.

 

Sabia que o óleo essencial de lavanda é uma alternativa natural para aumentar a calma? Saiba mais: https://www.farmaciaanagallis.com.br/oleo-essencial-lavanda-phytoterapica-10ml


Deixe seu comentário.