Vinagre de Maçã – 8 benefícios e como usar

Vinagre de Maçã

O Vinagre de Maçã é um alimento fermentado, com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, famoso por seus diversos benefícios que vão além de conferir um sabor especial para saladas – ele é um grande aliado da saúde e da beleza, podendo ser ingerido ou aplicado sobre a pele e cabelos.

Para a sua produção, a maçã passa por um processo de fermentação por leveduras benéficas, e sua composição normalmente é formada por 95% de água, 5% de ácido acético, além da adição de minerais, vitaminas e enzimas antioxidantes.

Vinagre de maçã deve ser orgânico?

O Vinagre de Maçã orgânico é o mais indicado e saudável, já que é produzido a partir de maçãs cultivas sem agrotóxicos e substâncias prejudiciais, preservando apenas o que é benéfico de seus componentes.

Benefícios do vinagre de maçã

A seguir, conheça os principais benefícios do Vinagre de Maçã.

Ajuda na prevenção do diabetes

Por ser fonte de ácido acético, o Vinagre de Maçã ajuda a equilibrar os níveis de ácido cético no organismo, estabilizando as quantidades de açúcar no sangue.

Pode proteger as funções do fígado

Ele é rico em substâncias que são capazes de melhorar o processamento e a eliminação de toxinas.

Auxilia no tratamento de refluxo gastroesofágico

O Vinagre de Maçã orgânico ajuda a regular o pH e a acidez do estômago, reduzindo a sensação de queimação.

Melhora a digestão

Contém fibras e ácidos que podem aliviar os sintomas associados à má-digestão, além de protegerem o estômago.

É um aliado na prevenção de problemas cardiovasculares

Evita o depósito de gordura nas paredes dos vasos, reduzindo os riscos de doenças cardiovasculares. O Vinagre de Maçã também pode ajudar no controle do colesterol e triglicerídeos.

Aproveite para conhecer o setor de Saúde e Bem-estar da Anagallis.

O Vinagre de Maçã ajuda a emagrecer

O Vinagre de Maçã contém ácidos e compostos que dificultam a absorção de carboidratos, podendo ajudar na redução de peso. Ele também contém pectina, uma fibra solúvel que favorece a sensação de saciedade, colaborando para a manutenção de uma dieta equilibrada. Mas lembre-se, o produto não faz milagres. Ele apenas apoia o processo de emagrecimento, quando incluído em uma rotina saudável.

Encontre o Vinagre de Maçã Vita Orgânico Senhor Viccino, aqui na Anagallis.

O Vinagre de maçã é bom para o cabelo

O Vinagre de Maçã, quando utilizado juntamente com condicionadores e máscaras capilares, ajuda a potencializar a ação dos produtos e a selar os fios. Isso ocorre porque essa solução possui pH ácido, contribuindo para o fechamento das cutículas abertas, o que reflete na redução do frizz e aumento do brilho.

Retarda o envelhecimento e controla a acne

Por contar com ação antioxidante, o Vinagre de Maçã é capaz de ajudar a prevenir o envelhecimento precoce da pele. Por ser fonte de ácidos benéficos, ele também pode auxiliar na redução da proliferação de bactérias causadoras da acne, embora essa ação não esteja elucidada em estudos.

Como usar o vinagre de maçã

Confira as principais formas de usar o produto e aproveitar seus benefícios:

Incluir na alimentação – pode ser utilizado como tempero de saladas, puro ou diluído em água.

Vinagre de maçã em jejum – dilua 1 a 2 colheres de sopa de um vinagre de maçã de boa procedência, preferencialmente orgânico, em um copo de água, e beba 20 minutos antes do café da manhã. Caso prefira, a mistura poderá ser consumida antes do almoço ou do jantar. É importante proceder com a escovação dos dentes em seguida.

Aplicar sobre a pele – dilua 1 colher de sopa de Vinagre de Maçã em um copo de água, aplique no rosto com um algodão e deixe agir de 5 a 20 minutos. Lave bem o rosto em seguida, e proceda com a rotina de cuidados usual. Converse sempre com seu dermatologista de confiança para entender as necessidades da sua pele.

Aplicar nos cabelos – pode ser utilizada a mesma mistura (1 colher de sopa de Vinagre de Maçã em um copo de água) para enxaguar os cabelos.

Precauções e recomendações

Apesar de ser um produto natural e saudável, nutricionistas afirmam que é importante não exceder a quantidade de 2 colheres de sopa ao dia, evitando efeitos adversos.

Antes de começar a utilizá-lo, não deixe de conversar com um profissional habilitado.

O Vinagre de Maçã não deve ser consumido por pessoas alérgicas aos seus componentes, ou que fazem tratamento com medicamentos específicos como digoxina.

Para mais dicas, novidades e promoções, acesse o site da Anagallis.

 

Fontes consultadas: Unimed Fortaleza | Portal Tua Saúde | Portal Minha Vida

Deixe seu comentário.