Ansiedade constante – 5 estratégias para controlar


 Ansiedade

A ansiedade constante e excessiva é um problema que afeta pessoas no mundo todo, e de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), no Brasil os números são ainda mais alarmantes.

Os pensamentos da pessoa ansiosa estão sempre voltados às incertezas e medos do futuro, o que interfere na saúde emocional e física, afetando a qualidade de vida.

O QUE É ANSIEDADE?

Ansiedade é uma reação natural do ser humano, que estimula a ação diante de uma situação de perigo ou que se mostre perigosa de alguma forma. Assim, é possível notar que este é um estado importante para a nossa sobrevivência. O problema é quando a ansiedade se torna patológica, isto é, ocorre de forma inadequada nas mais diferentes situações do dia a dia, de maneira que muitas vezes o indivíduo nem sabe exatamente qual é o motivo que está deixando-o ansioso.

TRANSTORNO DE ANSIEDADE

Normalmente os sintomas do transtorno de ansiedade são bem mais intensos, interferindo no dia a dia e na qualidade de vida. De um modo geral, os principais sintomas envolvem medos e preocupações exageradas, tensão, pensamentos repetitivos, pavor e sensação constante de que algo ruim vai acontecer. Esses sintomas psicológicos interferem no físico, por isso o indivíduo com esse transtorno pode também sofrer com insônia, falta de ar, respiração rápida, fadiga, suor, boca seca, palpitações, tremores, entre outros.

Os transtornos de ansiedade podem incluir a ansiedade generalizada, o pânico e as fobias (como a fobia social).

TRATAMENTO PARA ANSIEDADE

Especialistas apontam que a ansiedade enquanto transtorno, pode ser tratada e controlada basicamente a partir de medicamentos, psicoterapia ou com a combinação de ambos, sendo esta a alternativa mais recomendada.

Algumas medidas ainda, são capazes de auxiliar no controle desses estados de agitação e até evitar que se tornem um problema maior. Confira algumas estratégias importantes a seguir:

NÃO SE COBRE DEMAIS

Cobrar-se constantemente e buscar a perfeição o tempo todo são fatores que comprovadamente aumentam a ansiedade e também o estresse. Ao longo do dia muitas coisas podem sair conforme o esperado e planejado, mas outras talvez não, e está tudo bem! Busque melhorar e evoluir, mas não se cobre excessivamente, e encare os desafios como experiências e aprendizados.

TENHA MOMENTOS DE DISTRAÇÃO

O que você realmente gosta de fazer? Ler, assistir séries ou filmes, tocar algum instrumento? Seja o que for, é fundamental reservar um tempo para essas atividades sempre que possível. Pesquisas apontam que ter um hobby pode ser extremamente terapêutico.

EVITE O EXCESSO DE INFORMAÇÕES E NOTÍCIAS

Estar informado é importante, mas atualmente recebemos uma enxurrada de informações, algumas até mesmo falsas, que podem colaborar para o aumento considerável dos estados de ansiedade. Escolha um momento do dia e uma fonte de confiança para se informar. Evite ficar o tempo todo se expondo aos noticiários e tome cuidado com as fake news.

SAIBA MAIS SOBRE A MEDITAÇÃO

A meditação é uma técnica ancestral que favorece o aumento da concentração, calma e foco no presente. Estudos apontam que essa prática é uma grande aliada da saúde mental e física, contribuindo de forma satisfatória para a redução dos estados de agitação, como a ansiedade.  Busque se aprofundar sobre o assunto.

CONHEÇA OS CALMANTES NATURAIS PARA ANSIEDADE

Os extratos fitoterápicos adequadamente regulamentados são seguros, e passam por diversas pesquisas e comprovações de eficácia. Além disso, esses medicamentos apresentam efeitos colaterais muito reduzidos, o que favorece a adesão ao tratamento. Confira a seguir alguns dos melhores calmantes naturais com resultados demonstrados em estudos científicos:

Aproveite e visite o nosso setor de produtos naturais para auxiliar no aumento da calma.

PASSIFLORA

A Passiflora é muito requisitada quando o assunto é controlar a ansiedade. Extraída das folhas e ramos do maracujá, ela é indicada na redução da ansiedade (ação ansiolítica natural), da tensão nervosa, com propriedades sedativas e adjuvantes nos casos de insônia.

MELISSA

A Melissa é rica em linalol e terpineol, elementos que auxiliam na modulação das desordens emocionais nervosas como a tensão, o estresse e a ansiedade, contribuindo para os estados de relaxamento, melhorando a qualidade do sono e reduzindo a compulsão alimentar associada à ansiedade.

VALERIANA

Extrato rico em ácido valerênico e valeranona. Atua sobre o sistema nervoso central, promove ação sedativa suave, controla a tensão nervosa, a ansiedade e melhora o sono.

MULUNGU

Possui propriedades tranquilizantes naturais que favorecem a calma e o controle emocional. Pesquisas apontam que o extrato também pode auxiliar nos casos de depressão.

MAGNÓLIA

Possui ação ansiolítica, antiestresse, antioxidante e neuroprotetora, podendo ajudar também a limitar a progressão da doença de Alzheimer, além de ser adjuvante na sua prevenção.

Fontes consultadas: Biblioteca Virtual em Saúde – Ministério da Saúde | Revista Exame |Veja Saúde | Folha de São Paulo – São Paulo Agora | Portal VivaBem (uol) | Instituto de Psiquiatria Paulista | OPAS Brasil.

Fonte da imagem: Estudante triste foto criado por yanalya - br.freepik.com

Deixe seu comentário.