Gripe – sintomas e como prevenir


Gripe

A gripe é uma infecção respiratória causada pelo vírus influenza, podendo ser mais ou menos grave. Embora possa ocorrer o ano todo, os surtos são mais comuns durante o inverno.

TIPOS

Atualmente são conhecidos três tipos de vírus influenza: dos tipos A, B ou C.

Tipo A

É classificado em subtipos, como o A (H1N1) e o A (H3N2), provocando sintomas como febre alta, tosse, inflamação de garganta, dores de cabeça, no corpo e nas articulações, calafrios e fadiga.

Tipo B

É dividido nas linhagens Victoria e Yamagata, e apesar das diferenças genéticas em relação ao Tipo A, provocam sintomas parecidos.

Tipo C

Responsável por casos leves, sem gravidade.

NOVA GRIPE (H3N2) – SAIBA MAIS!

O vírus H3N2, conhecida como “nova gripe”, é uma variante do vírus Influenza A, sendo facilmente transmitido entre as pessoas por meio de gotículas de saliva liberadas no ar. Recém-descoberta na Austrália, essa cepa foi batizada com o nome Darwin, e vem favorecendo o aumento dos casos de gripe no Brasil, mesmo em períodos atípicos, o que está associado à baixa cobertura vacinal contra a gripe e flexibilização das medidas de prevenção adotadas contra a Covid-19.

GRIPE X RESRIADO – QUAIS SÃO AS DIFERENÇAS?

Gripes e Resfriados são classificados como infecções respiratórias, porém os resfriados podem ser causados por dezenas de vírus diferentes, como o Rinovírus, Adenovírus e Parainfluenza, e em geral provocam sintomas mais leves e que duram menos tempo.

Conheça o nosso kit especial contra gripes e resfriados: Mel Biolong + Xarope DR RADD

MELHOR REMÉDIO PARA GRIPE

Alguns medicamentos com ação analgésica e anti-inflamatória podem ajudar a enfrentar os sintomas da gripe. Casos mais graves identificados pelo médico podem necessitar de medicações antivirais, ajudando a limitar suas possíveis complicações. No entanto, em geral, o “melhor remédio para gripe” é assumir estratégias que ajudem o próprio corpo a combater a infecção, ou seja, repousar, ingerir líquidos e apostar em alternativas naturais, como chás, extrato de própolis e óleos essenciais, por exemplo.

Aproveite para comprar o Extrato de Própolis manipulado pela Anagallis, com preço especial.

Como os sintomas da gripe são parecidos com os de outras infecções virais, a recomendação do Ministério da Saúde é que as pessoas com sintomas gripais procurem atendimento médico e realizem exames para um diagnóstico adequado e orientações apropriadas.

COMO PREVENIR

Sem dúvida a melhor maneira de prevenir os casos de gripes é estando em dia com a vacinação e tomando alguns cuidados específicos, principalmente durante as épocas mais frias do ano. Veja algumas orientações importantes a seguir:

EVITE LOCAIS FECHADOS E AGLOMERAÇÕES

As quedas de temperatura normalmente levam às pessoas a fecharem as janelas e portas, facilitando o contágio de gripes e resfriados. Ao contrário, procure manter os ambientes abertos e ventilados e, sempre que possível, evite locais com aglomerações de pessoas.

LEVE SEMPRE UM CASACO AO SAIR DE CASA

Ficar exposto ao vento e tempo frio, sem estar devidamente protegido com agasalhos, tende a ressecar as mucosas do nariz e da garganta, prejudicando as defesas do corpo contra microrganismos e favorecendo infecções, como gripes. Se você sai cedo de casa, e volta somente no final do dia, esteja preparado para oscilações de temperatura.

LAVE AS MÃOS

Higienizar as mãos corretamente e com certa frequência é um hábito necessário sempre, principalmente após ter contato com superfícies tocadas o tempo todo, como um corrimão de escada, por exemplo.

INVISTA EM UMA ALIMENTAÇÃO RICA EM NUTRIENTES

Consumir legumes, verduras e frutas é um hábito necessário para o suprimento das necessidades nutricionais do organismo, ajudando a fortalecer e manter um bom funcionamento do sistema imunológico contra infecções.

BEBA ÁGUA AO LONGO DO DIA

Esse é um hábito essencial para a saúde geral do organismo, e quando o assunto é a prevenção de gripes, ele também é determinante, ajudando a manter as mucosas em condições favoráveis para evitar a entrada de microrganismos.

ESTEJA EM DIA COM A VACINAÇÃO

O vírus influenza e seus subtipos estão constantemente em mutações, e a vacina da gripe anual é normalmente adaptada a elas, sendo uma forma segura de prevenir o desenvolvimento de quadros gripais graves. Embora o calendário vacinal coloque como prioridade as pessoas de 60 anos ou mais, os outros grupos, incluindo crianças, gestantes, professores e pessoas com comorbidades ou deficiências, também devem se vacinar contra a gripe. Informe-se no posto de saúde mais próximo de você.

Fontes consultadas: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | Blog Medprev | Unimed Paraná | Tua Saúde | Biblioteca Virtual em Saúde – Ministério da Saúde.

Fonte da imagem: Rinite foto criado por diana.grytsku - br.freepik.com

Deixe seu comentário.