Hábitos para estimular o emagrecimento

O emagrecimento efetivo é o resultado de um conjunto de novos bons hábitos. Muitas pessoas buscam perder peso aderindo a dietas da moda com restrições muito rigorosas ou até mesmo malucas, que normalmente não são saudáveis e dificilmente são mantidas por muito tempo, podendo levar ao que chamamos de efeito sanfona, isto é, aquele “engorda e emagrece” sem fim. Por isso, pensar em um emagrecimento saudável envolve uma reeducação alimentar, além de outros hábitos associados que estão diretamente ligados à saúde, sendo a redução de peso e medidas uma consequência de um novo estilo de vida.

Por que estou ganhando peso?

Normalmente após os 30 anos de idade ocorre a diminuição do metabolismo, podendo influenciar o ganho de peso em muitos casos. A alimentação inadequada associada ao sedentarismo, também são fatores totalmente ligados ao sobrepeso. Ainda assim, algumas condições específicas ou problemas hormonais, podem ser os responsáveis pela alteração do peso corporal, sendo aconselhável procurar, antes de mais nada, auxílio profissional a fim de verificar as reais causas que estão provocando esse aumento.

Atenção à alimentação

Uma alimentação aliada do peso e da saúde pode ser muito saborosa. O grande segredo está nas escolhas alimentares que você faz, e claro, nos preparos. Planeje a sua alimentação desde a lista de compras do mercado. Priorize alimentos in natura (frutas, vegetais, tubérculos, etc) e minimamente processados (que passaram por algum processo industrial, porém sem a adição de outros ingredientes - arroz integral, cortes de carnes congeladas, iogurte sem açúcar, ovos, etc), utilize temperos naturais, menos sal e busque receitas diversificadas com ingredientes funcionais.

Limite o consumo de alimentos processados e ultraprocessados (enlatados, sucos de caixinha, biscoitos, refrigerantes, etc), ricos em aditivos químicos e conservantes.

Tenha essa consciência alimentar e comece a descobrir novos sabores, saudáveis e que satisfaçam o seu paladar.

Consuma alimentos termogênicos

Os termogênicos são grandes aliados naturais da ativação do metabolismo e do aumento da queima calórica, ou seja, estimulam a transformação de gordura em energia. Alguns exemplos são o gengibre, a pimenta vermelha, o chá verde e a canela. Procure consumi-los pela manhã, ou na hora do almoço.

Caso sofra de hipertireoidismo, pressão alta, alergias ou úlcera, evite o consumo desses alimentos, e prefira sempre contar com auxílio profissional.

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Cuidado com os doces

Doces são uma tentação, é verdade! Mas o açúcar é responsável por desencadear um processo no organismo, que dificulta a queima de gordura. Uma dieta rica em nutrientes pode ser a grande chave para controlar o desejo excessivo por doces. Além disso, cuidar dos fatores emocionais, como veremos adiante, também é fundamental para evitar a ingestão calórica exagerada.

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Beba água

Tomar em média 2 litros de água ao dia é uma regra fundamental para a melhora da saúde. Mas ela também é uma amiga indispensável do processo de emagrecimento. Pesquisas apontam que a água fria ou em temperatura ambiente auxilia no aumento do metabolismo, e pode ajudar na queima calórica. Tomar água uma hora antes das refeições também pode contribuir para o aumento da sensação de saciedade, e auxiliar no controle da ingestão calórica. Além disso, ela é essencial para os músculos, já que eles são formados em grande parte por esse líquido.

Escolhas os exercícios certos

Fazer atividades físicas regulares é primordial para a saúde do corpo todo, e para manter a boa forma! Se engana quem pensa que necessariamente precisa ir até uma academia ou fazer exercícios com muitos pesos. Pesquisas apontam que os exercícios de HIIT, Treino Intervalado de Alta intensidade, que justamente se caracterizam pela variação de intensidade (alta e baixa), são excelentes para o aumento de queima calórica e emagrecimento, e podem ser feitos utilizando apenas o peso do próprio corpo. Ainda assim, tenha sempre orientação profissional, mesmo que remota. Se tiver histórico de problemas articulares ou ortopédicos, consulte o médico antes de iniciar a prática, e respeite sempre os seus limites.

Conte com parcerias

Ter um ou mais amigos que estejam na mesma jornada com você, sem dúvida é estimulador. Fazer exercícios juntos, conversar, dividir como foi o dia, compartilhar o progresso ou fazer uma aposta sobre os resultados, são estratégias que podem tornar o processo mais leve e animado.

Durma bem

A privação do sono está associada ao aumento da liberação de grelina, o “hormônio da fome”, fazendo com que se torne mais difícil controlar a ingestão calórica ao longo do dia. Alimente-se de forma leve no jantar e desligue os aparelhos e as luzes, favorecendo a liberação da melatonina, para um sono adequado e com mais qualidade.

Cuide da sua saúde emocional

O estresse excessivo provoca alterações prejudiciais no organismo, e favorece o aumento da concentração de gordura na região abdominal, devido à elevação do cortisol. No caso da ansiedade constante, ela normalmente está associada ao aumento do consumo de alimentos, buscando o alívio da tensão, o que também dificulta muito a redução de peso.

Busque estratégias que favoreçam o equilíbrio emocional e a melhora do humor. Reserve um tempo do dia para relaxar, respire pausadamente em momentos desafiantes, e se mesmo assim estiver difícil para você, não deixe de procurar auxílio profissional.

 

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Fontes Consultadas

Hospital Sírio-Libanês

Ativo Saúde

 

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