Por que a Vitamina D é tão importante?


Vitamina D

Apesar da Vitamina D ficar conhecida como vitamina, ou até mesmo como “Vitamina do Sol”, na realidade trata-se de um pró-hormônio que atua principalmente na regulação do metabolismo ósseo e na prevenção de algumas doenças.

Confira este artigo até o final para entender a importância de manter os níveis recomendados desse nutriente, quais são os sinais que indicam a sua deficiência e quando é necessário recorrer à Vitamina D3 (Colecalciferol) para suplementação.

Aproveite para conferir a linha de suplementos da Farmácia Anagallis.

VITAMINA DO SOL

Estudos demonstram que os raios UVB é que ativam a síntese da Vitamina D pelo próprio organismo, com uma exposição diária de 10 a 15, sendo esse hábito capaz de fornecer 90% de suas necessidades, ficando os outros 10% por conta da dieta, em alimentos como bife de fígado, cogumelos, salmão e gema de ovo.

Embora pareça simples estar com seus níveis em dia, a deficiência do nutriente ocorre com frequência no Brasil e no mundo, podendo atingir as mais diferentes faixas etárias.

VITAMINA D BAIXA – QUAIS SÃO OS SINAIS E SINTOMAS

É comum que a Vitamina D baixa fique evidente a partir de alguns sinais e sintomas, como dores nos ossos, músculos e nas costas, sensação de fadiga, espasmos musculares, adoecimento frequente, queda de cabelo e cicatrização lenta de ferimentos. Além dos sintomas físicos, estudos apontam que sintomas depressivos podem estar relacionados à sua falta.

Por outro lado, o indivíduo pode ser assintomático, ficando ainda mais exposto à possibilidade do desenvolvimento de doenças relacionadas, por não notar que algo está errado - além da osteoporose e maior suscetibilidade a fraturas, estudos indicam que a vitamina D baixa pode estar ligada ao desenvolvimento de doenças como diabetes mellitus insulinodependente, doença inflamatória intestinal, esclerose múltipla e lúpus, por exemplo.

IMPORTÂNCIA DA VITAMINA D PARA A SAÚDE

Confira abaixo as suas principais funções.

ATUA NA REGULAÇÃO DO METABOLISMO ÓSSEO

A vitamina D participa da regulação das quantidades de cálcio e fósforo no organismo, minerais indispensáveis para a manutenção óssea. Especialistas ressaltam que as mulheres menopausadas precisam de maior atenção para garantir um aporte saudável dessa vitamina, já que a queda de estrogênio interfere na sua atuação e influencia negativamente a absorção de cálcio pelo tecido ósseo, aumentando as chances de problemas relacionados à fragilidade desse tecido.

IMPORTANTE PARA O FUNCIONAMENTO DO SISTEMA IMUNOLÓGICO

Estudos demonstram que o sistema imunológico possui receptores de Vitamina D, auxiliando no seu fortalecimento contra agentes patógenos e melhorando a sua reação diante de infecções.

Conheça também o Kit Imunidade da Anagallis.

INDISPENSÁVEL PARA A SAÚDE CARDIOVASCULAR E CONTRAÇÃO MUSCULAR

Por atuar na regulação do cálcio e do fósforo, a vitamina D está envolvida na contração muscular do corpo todo, ajudando a reduzir a incidência de quedas e fraturas. No caso do músculo cardíaco, ela atua influenciando as contrações e o bombeamento adequado de sangue para o organismo, auxiliando no controle da pressão arterial.

AUXILIA NO TRATAMENTO E PREVENÇÃO DA DEPRESSÃO

Um estudo publicado no Journal of Post-Acute e Long-Term Care Medicine, apontou que a Vitamina D baixa eleva o risco do desenvolvimento de depressão, no caso de pessoas com mais de 50 anos de idade, e a manutenção dos seus níveis adequados significa uma medida preventiva importante. Ao mesmo tempo, o nutriente se mostra benéfico no caso de pessoas que já tratam a doença, atuando como um coadjuvante.

AJUDA NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS CRÔNICAS

De acordo com alguns estudos, a vitamina D pode ajudar a prevenir o crescimento de células cancerígenas, melhorar a produção de insulina e controlar a glicose, auxiliando na prevenção do diabetes, além de demonstrar influência na prevenção de doenças autoimunes, esclerose múltipla e Alzheimer.

IMPORTANTE DURANTE TODAS AS FASES DA VIDA DA MULHER

Há evidências da importância da Vitamina D em toda a vida da mulher, auxiliando na prevenção de desordens como ovários policísticos e endometriose na adolescência, favorecendo o desenvolvimento saudável do feto durante a gravidez e evitando complicações, além de ser indispensável após a menopausa, por atuar na regulação de macrominerais, ajudando na tonicidade muscular e manutenção óssea.

Veganos, aqui na Anagallis você também encontra o suplemento de Vitamina D 100% natural, derivado de cogumelos, sem ingredientes de origem animal.

VITAMINA D3 (COLECALCIFEROL) – QUANDO USAR?

A Vitamina D3 (Colecalciferol) é um suplemento indicado para auxiliar na obtenção dos níveis necessários de Vitamina D, sendo esta a sua forma mais ativa e recomendada para a reposição quando há deficiência.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, os valores recomendados dessa vitamina são de 30 ng/mL, porém esses números passaram por revisão, e atualmente são aceitos os valores a partir de 20 ng/mL, sem a necessidade de suplementação em determinados públicos. Valores abaixo de 20 ng/mL (hipovitaminose D) são considerados de risco para uma série de condições, necessitando de acompanhamento e orientação médica.

A concentração de Vitamina D no organismo é detectada a partir de exame de sangue específico para essa finalidade (exame de hidroxivitamina D ou 25(OH)D), o qual pode ser solicitado pelo médico em uma consulta de rotina. Sendo detectada a deficiência do nutriente, é indicada a suplementação para que sejam normalizados seus níveis.

 

Fontes consultadas: Fontes Consultadas: Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) | Instituto Nacional da Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente | Hospital Sírio-Libanês | Guia da Farmácia | Manual MSD.

Deixe seu comentário.